FilipaGrilo on DeviantArthttps://www.deviantart.com/filipagrilo/art/Portel-Old-Symbol-371858191FilipaGrilo

Deviation Actions

FilipaGrilo's avatar

Portel Old Symbol

By
Published:
736 Views

Description

Portel - Évora - ALENTEJO Central - PORTUGAL

Portel, município de 7,100 habitantes, situa-se no Alentejo Central, a 39 km de Évora, cidade declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1986. Graças à sua localização estratégica, Portel constitui um dos pólos de desenvolvimento turístico do interior.

A elegante arquitectura das casas burguesas acompanha as modestas casas de fachadas de uma brancura resplandecente. A Fortaleza de Vera Cruz (séculos XIII e XVI) é um dos mais bonitos exemplos do património religioso da Vila. A economia do município baseia-se essencialmente na produção agroalimentar tradicional, enchidos, queijo, mel e azeite.

Embora a região seja rica em testemunhos arqueológicos, a primitiva ocupação humana do sítio do castelo é obscura. A toponímia Portel Mafomede, referida à época de D. Afonso III (1248-1279), transparece uma presença Muçulmana, embora a sua origem seja romana.

O senhorio de Portel nasceu a partir da doação de um herdamento, feito pelo concelho de Évora a D. João Peres de Aboim, em 1258. Entre 1259 e 1260, sob a pressão diplomática do monarca D. Afonso III, os concelhos de Évora e Beja procederam à demarcação do dito herdamento, vindo os seus limites e marcos a ser confirmados, por carta régia, a 12 de Outubro de 1261. Poucos dias depois, o rei passava-lhe carta de couto, assumindo D. João de Aboim a plena jurisdição sobre este território.

A 18 de Outubro do mesmo ano, D. Afonso III concedia-lhe a autorização para construir “ castelo e fortaleza” no sítio que melhor lhe agradasse, dentro do termo. O homem de maior confiança do rei, seu fiel amigo e vassalo, aquele que veio a assumir o cargo de mordomo-mor durante o seu reinado, escolheu um sítio privilegiado para edificar a sua casa: o ultimo cabeço à saída da serra de Portel, onde existia uma abundante nascente de água, indispensável á fixação humana.

A construção do perímetro muralhado do espaço designado hoje como “ Vila Velha” (por oposição ao núcleo urbano “novo” que se desenvolveu extra-muros a partir dos séculos XIV / XV) terá sido imediatamente subsequente senão contemporânea á edificação do castelo, uma vez que, logo em 1262, D. João Peres de Aboim, sua esposa D Marinha Afonso, e seu filho, D. Pedro Eanes, concedem carta foral aos “povoadores do castelo de Portel e de seus termos, aos presentes e aos que hão-de vir”, segundo os foros e costumes da cidade de Évora. Com a aplicação deste documento legislador, criavam-se as condições fundamentais para a fixação da população no local e o consequente desenvolvimento da vila urbana.

É neste contexto que nasce o perímetro muralhado, terminado já no reinado de D. Dinis. Define-se numa planta trapezoidal, com três portas para o exterior: uma a sul, direccionada para o caminho de Moura e onde virá a construir, mais tarde, Vale Flores (a judiaria), e duas viradas a Nascente, a do Outeiro de Beja e a que correspondia à estrada de Évora (tradicionalmente chamada “do relógio”). A muralha, que não assumia propriamente um sentido defensivo, funcionava como um limite físico do espaço restritivo da povoação, dentro do qual vivia um número certo de vizinhos que seguiam as regras do burgo medieval, com todos os seus direitos e deveres. Se o centro administrativo e político se vem a situar no interior do posto, na extremidade Nascente da vila muralhada, no local hoje apelidado de “Eira da Vila Velha”.

A vila intra-muros caracteriza-se por um urbanismo linear, com uma rua direita que ligava a porta Este do castelo (da torre de menagem) à igreja matriz, chamada Rua de Santa Maria (actual rua da Vila Velha). De acordo com a documentação encontrada, existiam pelo menos mais duas ruas no interior, a rua de Évora e a rua da Fonte Sobreira. É provável que estas cortassem, transversalmente a principal: a primeira junto ao castelo, ligando as áreas respeitantes às duas portas da vila viradas a nascente, e a segunda (ainda hoje visível) dando acesso à porta sul da vila, e onde existia, já no espaço exterior, um ponto de água importante.

Portel foi propriedade da família de Aboim até ao ano de 1301, data em que a filha de João Peres de Aboim (sua herdeira) realiza um escambo com D. Dinis, através do qual troca o castelo e respectivo aglomerado urbano por outras vilas (Mafra, Évoramonte e Aguiar de Neiva). Durante a crise de 1383-85, por via do seu alcaide, Portel apoia o partido de Castela, sendo a vila “ retomada” para a coroa portuguesa por D. Nuno Alvares Pereira, aquando da resolução deste conflito ibérico. Como recompensa, D. João I oferece-lha, juntamente com outras terras e rendimentos, passando, mais tarde, para a casa brigantina por intermédio do casamento da filha do Condestável com o duque de Bragança.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Portel, a town of 7,100 inhabitants, lies in central Alentejo, 39 km from Evora, a town included in UNESCO's world heritage list in 1986. Thanks to its strategic position, Portel is one of the hubs of the hinterland's tourism development.

Of Roman origin, the town grew, during the Middle Ages, around the imposing castle, a beautiful example of 13th century military architecture.The elegant bourgeois houses exist harmoniously side-by-side with more modest homes with their dazzling white facades. The Fortaleza de Vera Cruz (13th and 16th century) features among some of the most beautiful religious heritage sites of this town.

The town's economy is essentially based on its traditional produce, cooked meats, cheese, honey and olive oil.

Portel's 34,000 hectare oak forest is one of the largest in the Iberian peninsula. For a number of years, the value of this natural resource has been promoted by means of the Oak Fair. The aim of this event is to help professionals and the general public discover all of the activities and the produce which are a direct, or indirect, result of oak trees, whether it is on an economic, environmental, cultural or scientific level.

The "Fresco Route" permits both local and foreign tourists to enjoy a visit which combines culture, nature and gastronomy.
Image size
2892x4188px 2.5 MB
Make
Canon
Model
Canon EOS 1000D
Shutter Speed
1/395 second
Aperture
F/14.0
Focal Length
55 mm
ISO Speed
200
Date Taken
Dec 22, 2011, 2:55:16 PM
Lens
EF-S18-55mm f/3.5-5.6 IS
Sensor Size
16mm
© 2013 - 2024 FilipaGrilo
Comments3
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
maska13's avatar
Good photo, and thanks for information!