FilipaGrilo on DeviantArthttps://www.deviantart.com/filipagrilo/art/D-Teresa-Rainha-de-Portugal-99526526FilipaGrilo

Deviation Actions

FilipaGrilo's avatar

D. Teresa - Rainha de Portugal

By
Published:
3.6K Views

Description

:police: - MY IMAGES MAY NOT BE REPRODUCED IN ANY FORM WITHOUT MY WRITTEN PERMISSION - :sherlock:


Other Version [link]

Estátua de D. Teresa em Ponte de Lima - Viana do Castelo
Statue of D. Teresa in Ponte de Lima - Viana do Castelo -Portugal

Ponte de Lima recebeu foral de D. Teresa em 4 de Março de 1125, sendo a vila mais antiga de Portugal.

Teresa de Leão, ao tempo, eram usadas as grafias Tarasia ou Tareja, infanta de Leão e, posteriormente, condessa e rainha de Portugal.
Filha ilegítima do rei Afonso VI de Leão e Castela e de Ximena Moniz, uma nobre castelhana, filha de Mudiadona Moniz e de Munio Moniz, viveu toda a sua infância na companhia da sua mãe e do seu avô materno, que a educaram, e da sua irmã Elvira.
Teresa foi dada pelo seu pai em casamento, em 1093, a Henrique de Borgonha, nobre francês que tinha ajudado o rei Afonso VI em muitas conquistas aos mouros, tendo, na altura do enlace, Teresa 13 anos e Henrique 24.
Afonso VI doou à sua filha Teresa e ao genro o Condado de Portucale, território entre o Minho e o Vouga (e, a partir de 1096, entre o Minho e o Tejo).
De Henrique teve vários filhos, mas poucos sobreviveram: o único varão que chegou a adulto foi Afonso Henriques e as suas filhas Urraca, Sancha e Teresa Henriques.
Depois da morte de Henrique em 1112, Teresa governou o condado como rainha, por direito pró;prio, reconhecida como tal pelo papa, pela sua irmã, D. Urraca de Leão e Castela e posteriormente por seu sobrinho D. Afonso de Leão e Castela.
Atacada pelas forças de sua meia-irmã, a rainha D. Urraca de Leão e Castela, recuaram as de D. Teresa desde a margem esquerda do rio Minho, derrotadas e dispersas, até que a pró;pria D. Teresa se encerrou no Castelo de Lanhoso, onde sofreu o cerco que lhe foi imposto por D. Urraca (1121). Ainda que em posição de inferioridade, D. Teresa conseguiu negociar o Tratado de Lanhoso, pelo qual conseguiu salvar o seu governo do Condado Portucalense.
A sua aliança e ligação com o galego Fernão Peres, conde de Trava, de quem teve uma filha, indispôs contra ela os nobres portucalenses e seu pró;prio filho. Em breve os interesses estratégicos de mãe e filho entraram em conflito, tendo as forças apoiantes de D. Teresa sido derrotadas na batalha de São Mamede em 1128 por uma coligação liderada por seu filho Afonso.
Obrigada desse modo a deixar a governação, alguns autores defendem que foi detida pelo pró;prio filho no Castelo de Lanhoso, outras que se exilou num convento na Póvoa do Lanhoso, onde veio a falecer em 1130.
Modernamente, entretanto, se depreende que, após a batalha e já em fuga, ela e o conde Fernão Peres foram aprisionados e imediatamente expulsos de Portugal. A condessa sobreviveu ao desastre, falecendo na Galiza em fins de 1130.
Os seus restos mortais foram trazidos, mais tarde e por ordem expressa do seu filho Afonso I de Portugal para a Sé de Braga, onde ainda hoje repousam junto ao túmulo de seu primeiro marido, o conde D. Henrique.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ponte de Lima is Minho personified, with its natural beauty and rustic environment. It is located in the middle of the Ribeira do Lima valley, 23 kilometres from Viana do Castelo, Portugal. It is full of history and was on the military road from Braga to Tui. It belonged to the diocese of Tui (Spain) until the time of King Afonso Henriques - First King of Portugal.
Queen Teresa gave it its first charter in 1125 and established a fair to encourage population and economic growth. Later in the 14th century, King Pedro I fortified the town. During King Fernando”s reign it was the most secure defensive position of the North of Portugal.
It is a stately and legendary town. In the Middle Ages it was a fortified town with walls 600 meters long, 10 towers, 2 turrets and 6 entrances. The old roads have houses of granite, Baroque, neo-classical and 1800s façades and renowned religious buildings. In 1995 Ponte da Lima won the European Grand Prize of Tourism and Environment.
Image size
2718x4014px 2.19 MB
Make
Canon
Model
Canon EOS 1000D
Shutter Speed
1/256 second
Aperture
F/10.0
Focal Length
37 mm
ISO Speed
200
Date Taken
Sep 29, 2008, 4:52:46 PM
© 2008 - 2024 FilipaGrilo
Comments6
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
Egil21's avatar
Olá Filipa :wave:

Liguei aqui [link] a tua foto :heart:

#dALinkSystem